Presidenta Dilma e ministra Ana abrem evento que tem, em 2011, o Brasil como país homenageado no Festival Europalia



A presidenta da República, Dilma Rousseff, deu início à cerimônia de abertura da 23ª edição do Festival Internacional de Cultura da Europa, o Europalia.Brasil – que homenageia, neste ano, o Brasil- na tarde desta terça-feira (4), em Bruxelas. Ela destacou a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira como exemplo de  convivência pacífica e de diálogo, em uma cerimônia concorrida, com a presença do rei da Bélgica, Alberto II, da rainha Paola da Bélgica, do primeiro-ministro belga, Yves Leterme, da ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, entre outras autoridades.

“Somos um país mestiço, no qual migrantes de todas as regiões do mundo somaram-se às três matrizes constitutivas do povo brasileiro, a indígena, a europeia e a africana, em uma mistura que muito nos orgulha”, afirmou a presidenta, em seu discurso no início da solenidade.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, protagonizou a cerimônia, como anfitriã da participação brasileira no festival. Disse que o convite para o Brasil ser o país homenageado no Europalia 2011 foi uma grande honra, após as bem-sucedidas edições dedicadas à Russia (2005) e a China (2009). Ela também ressaltou a diversidade cultural do país, em seu discurso. “Toda a força da criação brasileira está no convívio diário com as diferenças que caracterizam nossa cultura”, afirmou.

 

Ana de Hollanda agradeceu às empresas e instituições estatais patrocinadoras do Europalia. Brasil e convidou a todos para conhecerem a exposição Brazil. 
Brasil, onde estão expostas algumas das mais importantes obras de arte produzidas na história do país. A solenidade contou, ainda com discursos do primeiro ministro belga, Yves Leterme, que disse ter o Brasil desenvolvido uma rica e vibrante Cultura, formada pela diversidade racial que compõe a população do país.
“A Europa inteira vai ver um Brasil muito maior do que a imagem que está cristalizada [baseada em clichês]”, afirmou durante entrevista o secretário de Políticas Culturais e comissário-geral brasileiro no evento, Sérgio Mamberti. “É um país muito maior do que se pode imaginar. Este é um dos momentos mais importantes do governo”, acrescentou.”
Secretários do Ministério da Cultura e dirigentes de instituições vinculadas ao Sistema MinC, que patrocinaram as apresentações culturais no Europalia.Brasil, também participaram da cerimônia de abertura do festival. Além de Sérgio Mamberti, compareceram a secretária de Identidade e Diversidade Cultural, Cláudia Leitão, os presidentes da Fundação Nacional de Artes, Antônio Grassi, do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior, da Fundação Cultural Palmares, Eloi Araújo, e o diretor de Relações Internacionais do MinC e diretor-executivo do Comissariado brasileiro, Marcelo Dantas. 
Encerrando a solenidade, o grupo de percussão “Barbatuques” fez uma apresentação de ritmos brasileiros usando os próprios corpos como instrumento musical. 500 eventos
 O Festival Europalia é realizado a cada dois anos na Bélgica, com extensão da programação para os países vizinhos (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo). Celebra a herança cultural de um país convidado. Como país tema do festival, o Brasil e a arte e pensamento nacionais estarão presentes em mais de 500 eventos culturais, entre apresentações de grupos musicais, de artes cênicas, de filmes brasileiros, além da realização de eventos literários e exposições de artes visuais. A participação no Europalia será a principal ação do governo brasileiro para a promoção da Cultura nacional no exterior, em 2011.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC, direto de Bruxelas)
(Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR e Agência Brasil)
Confira aqui: outras matérias sobre o Festival.

http://www.cultura.gov.br/site/2011/10/04/festival-europalia-6/
*Programação sujeita a alterações.

Leave a Reply